-
ANDRADE,
A. F. Uma
Proposta Metodológica Para Criação
de Roteiros em AmbientesVirtuais para Aplicação
Educacional. 1999. 102 f. Dissertação
(Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
-
Andrade,
A. F, Wazlawick, R. S., Mariani, A. C. Metodologia
para Criação de Roteiros Educativos em Realidade Virtual.
Revista Brasileira de Informática na Educação. SBC-Press,
5:69-76. ISSN 1414-5685.
-
BATTAIOLA,
A. L. et al. Desenvolvimento da Interface de um Software
Educacional com base em Interfaces de Jogos. In: SYMPOSIUM
ON HUMAN FACTORS IN COMPUTER SYSTEMS, 5., 2002, Fortaleza.
Anais... Fortaleza: SBC. 2002. p. 214-225. ISBN 85-88442-39-6.
-
BELLOMO,
J. A. F. et al. Proposta
de uma Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas
de Informação para WWW. 2001. Disponível
em: <http://esin.ucpel.tche.br/bbvirt/art/art0297.htm>.
Acesso em: 11 maio. 2003.
-
BURDEA,
G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. Nova York:
John Wiley & Sons, 1994. 400 p. ISBN 0-471-08632-0.
-
DEOL,
K. K.; SUTCLIFFE A.; MAIDEN N. A
design advice tool presenting usability guidance for
virtual environments. In: WORKSHOP ON USER CENTERED
DESIGN AND IMPLEMENTATION OF VIRTUAL ENVIRONMENTS,
1999, University of York, England. 1999.
-
CHEN, Peter P.
The entity relationship model - toward a unified view
of data. ACM Translation Database Systems 1, march
1976.
-
CIDRAl,
A.
APS-TUTOR: Un Ambiente Web de Aprendizagem como Soporte
ás Atividades Presenciais no Ensino de Análise de
Sistemas. In: V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA
EDUCATIVA. 2000. Viña Del Mar. Disponible em: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie2000/demos/171/>.
Acesso em: 29 out. 2003.
-
FENCOTT,
C. Towards
a Design Methodology for Virtual Environments.
In: WORKSHOP ON USER CENTERED DESIGN AND IMPLEMENTATION
OF VIRTUAL ENVIRONMENTS, 1999, University of York,
England. 1999. p. 91-98.
-
FENCOTT,
C.; ISDALE, J. Design
Issues for Virtual Environments. In: WORKSHOP
ON STRUCTURED DESIGN OF VIRTUAL ENVIRONMENTS AT WEB3D,
2001, Paderborn, Germany, 2001. Disponível
em: <http://www.c-lab.de/web3d/VE-Workshop/Clive_Fencott.pdf>.
Acesso em: 15 jun. 2003.
-
GARCIA,
F. L. S. et al. Metodologia
para criação de ambientes virtuais tridimensionais.
In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA
NAS ARTES E NO DESENHO, IV., 2001, São Paulo.
Anais... São Paulo: EPUSP, ABEG. 2001. Disponível
em: <www.lrv.eps.ufsc.br/recursos/artigos/MetodogiaAVs.PDF
>. Acesso em: 21 mar. 2003.
-
HOUNSELL,
M. da S.; PIMENTEL, A. On The Use of Virtual Reality
to Teach Robotics. In: ICECE - INTERNACIONAL CONFERENCE
ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION, Março
de 2003, Santos - SP. Internacional Conference on
Engineering and Computer Education (IEEE Education
Society). 2003. v. 01, p. 1-5.
-
KEMCZINSKI,
A.; KERN, V. M.; CASTRO, J. E. E. A engenharia de
requisitos no suporte ao Planejameto de Treinamento
In. XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
2001, Salvador ENEGEP, Salvador ABEBRO, 2001, v. 1,
n. 1
-
KEMCZINSKI, A. Ensino
de Graduação pela Intenet: Um Modelo de Ensino-Aprendizagem
Semi-Presencial. 2000. 166 f. Dissertação (Mestrado
em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de
Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em:
<http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/4910.pdf>.
Acesso em: 24 out. 2003.
-
KERR,
S. et al. 3D-Web
Page Usability Issues; Present and Future. In:
USER CENTERED DESIGN AND IMPLEMENTATION OF VIRTUAL
ENVIRONMENTS. King's Manor, 1999. University of York.
England. Disponível em: <www.cs.york.ac.uk/hci/kings_manor_workshops/
UCDIVE/kerr.pdf>. Acesso em: 7 maio. 2003.
-
LAASER,
W. et al. Manual de criação e elaboração
de materiais para educação a distância.
Brasília: UnB, 1997. 189 p.
-
LAUDON,
K. C.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de Sistemas de
Informação. 3. Ed. tradução
Alexandre Oliveira. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
-
NETTO,
A. V. et al. Realidade Virtual: Fundamentos e Aplicações.
Florianópolis: Visual Books, 2002a. 94p.
-
OLIVEIRA,
S. L. Tratado de metodologia Cientifica: Projetos
de pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações
e Tese. São Paulo: Pioneira. 1997.
-
PAPERT, S. A máquina das
crianças: repensando a escola na era da informática.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
-
PASQUALOTTI,
A.; FREITAS, C. M. D. S.
Ambientes VRML para o ensino-aprendizagem de matemática:
modelo conceitual e protótipo. In: WORKSHOP
DE REALIDADE VIRTUAL, 2000, Gramado. Anais... Gramado.
2000. Disponível em: www.inf.ufrgs.br/cg/publications/
carla/Pasqualotti-WRV2000.pdf . Acesso em: 15 mar.
2003.
-
PINHO,
M. S.; KIRNER, C. Uma
Introdução à Realidade Virtual. SIBGRAPI - Simpósio
Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de
Imagens. Outubro, 1996, Campos do Jordão, SP. Minicurso.
Disponível em: <http://grv.inf.pucrs.br/Pagina/TutRV/tutrv.htm
>. Acesso em: 8 out. 2003.
-
PINHO,
M. S. et al. A
User Interface Model for Navigation in Virtual Worlds.
CLEI'99- Conferência Latino-Americana de Informática,
Assunción, Paraguay. 1999. Disponível em: < http://grv.inf.pucrs.br/Pagina/Publicacoes/Bike/Portugues/Bike.htm
>. Acesso em: 10 out. 2003.
-
PINHO,
M. S.
Técnicas de Interação em ambientes tridimensionais.
Minicurso. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL, 2000,
Gramado, RS. Disponível em: < http://www.inf.pucrs.br/~pinho/3DInteraction/>.
Acesso em: 13 out. 2003.
-
REZENDE,
D. A. e ABREU, A. F. Tecnologia da informação
aplicada a sistemas de informação empresariais:
o papel estratégico da informação
e dos sistemas de informação nas empresas.
2. ed. São Paulo: Atlas. 2000.
-
TAN, H. S. and FRANCIS, G. A. Virtual
Reality as a Training Instrument. Temasek Journal.
v. 7. p. 4-15. jun. 1999. Disponível em:<http://cvd.tp.edu.sg/publications/resonate/VRTrainingInstrument.pdf>.
Acesso em: 16 mar. 2003.
-
TANRIVERDI,
V. and JACOB, R.J.K.
VRID: A Design Model and Methodology for Developing
Virtual Reality Interfaces. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL
REALITY SOFTWARE AND TECHNOLOGY, 2001, Banff. Anais...
Banff: ACM . 2001. Disponível em:<http://www.cs.tufts.edu/~jacob/papers/vrst01.tanriverdi.pdf>.
Acesso em: 07 jun. 2003.
-
TORNATZKY,
L. and FLEISCHER, M. The processes of technological
innovation. Lexington Books. 1990. 298p.
-
UCHÔA,
K. C. A.
Aprendizagem e Informática: Uma Abordagem Construtivista.
2001. Disponível
em: <http://www.comp.ufla.br/~kacilene/educacao/constr.html>.
Acesso em: 20 out. 2003.
-
VINCE,
J. Essential Virtual Reality Fast: How to Understand
the Techniques and Potential of Virtual Reality. London:
Springer-Verlag, 1998. ISBN 1-85233-012-0.
-
WINN,
W.
The Impact of Three-Dimensional Immersive Virtual
Environments on Modern Pedagogy. In: Human Interface
Technology Laboratory Report R-97-15, University of
Washington. 1997. Disponível em: <http://www.hitl.washington.edu/publications/>.
Acesso em: 10 abr. 2003.