Metodologia Maiêutica

:: Referências ::

  1. ANDRADE, A. F. Uma Proposta Metodológica Para Criação de Roteiros em AmbientesVirtuais para Aplicação Educacional. 1999. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

  2. Andrade, A. F, Wazlawick, R. S., Mariani, A. C. Metodologia para Criação de Roteiros Educativos em Realidade Virtual. Revista Brasileira de Informática na Educação. SBC-Press, 5:69-76.  ISSN 1414-5685.

  3. BATTAIOLA, A. L. et al. Desenvolvimento da Interface de um Software Educacional com base em Interfaces de Jogos. In: SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTER SYSTEMS, 5., 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBC. 2002. p. 214-225. ISBN 85-88442-39-6.

  4. BELLOMO, J. A. F. et al. Proposta de uma Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de Informação para WWW. 2001. Disponível em: <http://esin.ucpel.tche.br/bbvirt/art/art0297.htm>. Acesso em: 11 maio. 2003.

  5. BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. Nova York: John Wiley & Sons, 1994. 400 p. ISBN 0-471-08632-0.

  6. DEOL, K. K.; SUTCLIFFE A.; MAIDEN N. A design advice tool presenting usability guidance for virtual environments. In: WORKSHOP ON USER CENTERED DESIGN AND IMPLEMENTATION OF VIRTUAL ENVIRONMENTS, 1999, University of York, England. 1999.

  7. CHEN, Peter P. The entity relationship model - toward a unified view of data. ACM Translation Database Systems 1, march 1976.

  8. CIDRAl, A. APS-TUTOR: Un Ambiente Web de Aprendizagem como Soporte ás Atividades Presenciais no Ensino de Análise de Sistemas. In: V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA. 2000. Viña Del Mar. Disponible em: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie2000/demos/171/>. Acesso em: 29 out. 2003.

  9. FENCOTT, C. Towards a Design Methodology for Virtual Environments. In: WORKSHOP ON USER CENTERED DESIGN AND IMPLEMENTATION OF VIRTUAL ENVIRONMENTS, 1999, University of York, England. 1999. p. 91-98.

  10. FENCOTT, C.; ISDALE, J. Design Issues for Virtual Environments. In: WORKSHOP ON STRUCTURED DESIGN OF VIRTUAL ENVIRONMENTS AT WEB3D, 2001, Paderborn, Germany, 2001. Disponível em: <http://www.c-lab.de/web3d/VE-Workshop/Clive_Fencott.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2003.

  11. GARCIA, F. L. S. et al. Metodologia para criação de ambientes virtuais tridimensionais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO, IV., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: EPUSP, ABEG. 2001. Disponível em: <www.lrv.eps.ufsc.br/recursos/artigos/MetodogiaAVs.PDF >. Acesso em: 21 mar. 2003.

  12. HOUNSELL, M. da S.; PIMENTEL, A. On The Use of Virtual Reality to Teach Robotics. In: ICECE - INTERNACIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION, Março de 2003, Santos - SP. Internacional Conference on Engineering and Computer Education (IEEE Education Society). 2003. v. 01, p. 1-5.

  13. KEMCZINSKI, A.; KERN, V. M.; CASTRO, J. E. E. A engenharia de requisitos no suporte ao Planejameto de Treinamento In. XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2001, Salvador ENEGEP, Salvador ABEBRO, 2001, v. 1, n. 1

  14. KEMCZINSKI, A. Ensino de Graduação pela Intenet: Um Modelo de Ensino-Aprendizagem Semi-Presencial. 2000. 166 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/4910.pdf>. Acesso em: 24 out. 2003.

  15. KERR, S. et al. 3D-Web Page Usability Issues; Present and Future. In: USER CENTERED DESIGN AND IMPLEMENTATION OF VIRTUAL ENVIRONMENTS. King's Manor, 1999. University of York. England. Disponível em: <www.cs.york.ac.uk/hci/kings_manor_workshops/ UCDIVE/kerr.pdf>. Acesso em: 7 maio. 2003.

  16. LAASER, W. et al. Manual de criação e elaboração de materiais para educação a distância. Brasília: UnB, 1997. 189 p.

  17. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. Ed. tradução Alexandre Oliveira. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

  18. NETTO, A. V. et al. Realidade Virtual: Fundamentos e Aplicações. Florianópolis: Visual Books, 2002a. 94p.

  19. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia Cientifica: Projetos de pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Tese. São Paulo: Pioneira. 1997.

  20. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

  21. PASQUALOTTI, A.; FREITAS, C. M. D. S. Ambientes VRML para o ensino-aprendizagem de matemática: modelo conceitual e protótipo. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL, 2000, Gramado. Anais... Gramado. 2000. Disponível em: www.inf.ufrgs.br/cg/publications/ carla/Pasqualotti-WRV2000.pdf . Acesso em: 15 mar. 2003.

  22. PINHO, M. S.; KIRNER, C. Uma Introdução à Realidade Virtual. SIBGRAPI - Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Outubro, 1996, Campos do Jordão, SP. Minicurso. Disponível em: <http://grv.inf.pucrs.br/Pagina/TutRV/tutrv.htm >. Acesso em: 8 out. 2003.

  23. PINHO, M. S. et al. A User Interface Model for Navigation in Virtual Worlds.  CLEI'99- Conferência Latino-Americana de Informática, Assunción, Paraguay. 1999. Disponível em: < http://grv.inf.pucrs.br/Pagina/Publicacoes/Bike/Portugues/Bike.htm >. Acesso em: 10 out. 2003.

  24. PINHO, M. S. Técnicas de Interação em ambientes tridimensionais.  Minicurso. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL, 2000, Gramado, RS. Disponível em: < http://www.inf.pucrs.br/~pinho/3DInteraction/>. Acesso em: 13 out. 2003.

  25. REZENDE, D. A. e ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2000.

  26. TAN, H. S. and FRANCIS, G. A. Virtual Reality as a Training Instrument. Temasek Journal. v. 7. p. 4-15. jun. 1999. Disponível em:<http://cvd.tp.edu.sg/publications/resonate/VRTrainingInstrument.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2003.

  27. TANRIVERDI, V. and JACOB, R.J.K. VRID: A Design Model and Methodology for Developing Virtual Reality Interfaces. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY SOFTWARE AND TECHNOLOGY, 2001, Banff. Anais... Banff: ACM . 2001. Disponível em:<http://www.cs.tufts.edu/~jacob/papers/vrst01.tanriverdi.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2003.

  28. TORNATZKY, L. and FLEISCHER, M. The processes of technological innovation. Lexington Books. 1990. 298p.

  29. UCHÔA, K. C. A. Aprendizagem e Informática: Uma Abordagem Construtivista. 2001. Disponível em: <http://www.comp.ufla.br/~kacilene/educacao/constr.html>. Acesso em: 20 out. 2003.

  30. VINCE, J. Essential Virtual Reality Fast: How to Understand the Techniques and Potential of Virtual Reality. London: Springer-Verlag, 1998. ISBN 1-85233-012-0.

  31. WINN, W. The Impact of Three-Dimensional Immersive Virtual Environments on Modern Pedagogy. In: Human Interface Technology Laboratory Report R-97-15, University of Washington. 1997. Disponível em: <http://www.hitl.washington.edu/publications/>. Acesso em: 10 abr. 2003.



Última Atualização: 19 de setembro, 2012