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Detecção do Corpo em Jogos de Reabilitação Motora (D2R3D)


Objetivos

A reabilitação virtual pode ser definida como a utilização dos recursos de Realidade Virtual (RV) para promover reabilitação motora. O objetivo neste trabalho foi desenvolver um jogo sério que, utilizando tecnologias providas pela RV possa ser usado no processo de reabilitação motora simulando os exercícios tradicionais utilizados na fisioterapia . A modalidade utilizada foi a RV de Projeção onde o utilizador interage com o ambiente virtual porém, permanece fora deste. A escolha dessa modalidade foi baseada na possibilidade do paciente utilizar o jogo sem a necessidade de dispositivo/hardware extra que pode representar dificuldades de um paciente para outro. Trabalhos relacionados mostram que a utilização da reabilitação virtual e dos jogos sérios promovem benefícios quando utilizados no desenvolvimentos de aplicações com foco na reabilitação por ter a possibilidade de aumentar a motivação do paciente e fazê-lo continuar o tratamento por um longo tempo. Um jogo sério de RV de Projeção com foco na reabilitação motora dos membros superiores foi desenvolvido no projeto e para isso foram utilizadas técnicas de visão computacional para realizar a detecção do movimento do paciente e possibilitar a interação do mesmo com o jogo através dos movimentos dos braços. O jogo desenvolvido, denominado Dance2rehab, tem objetos virtuais que se movimentam verticalmente na tela e o jogador deve tentar tocar virtualmente em tais objetos. A diferença de desempenho provocada pelas limitações físicas patológicas de cada paciente geraram a necessidade de permitir que o jogo fosse customizável. Assim, para cada paciente, suas medidas goniométricas são levantadas para alterar o jogo, o que evita frustrações iniciais e permite que o jogo seja usado como instrumento no processo de reabilitação motora de problemas orto-musculares dos membros superiores. Foram determinados nove padrões de pontuação dividindo o espaço de interação em regiões que envolveram a análise dos limites da amplitude das articulações do ombro e do cotovelo do paciente. A customização toma a análise goniométrica e classifica inicialmente o paciente dentro de um dos padrões de pontuação. O jogo então avalia o desempenho do paciente e altera seu funcionamento de duas formas: em uma mesma sessão de uso altera-se a dificuldade de jogabilidade (velocidade, número de objetos em cena, tamanho dos objetos, dentre outros) e, entre sessões de uso sucessivas altera-se o padrão de pontuação em função da evolução das condições físicas do paciente. Trabalhos futuros incluem testes com pacientes para avaliar usabilidade e jogabilidade do Dance2rehab e com fisioterapeutas com intenção de avaliar utilidade e validade no processo terapêutico além de determinar protocolos de aplicação às diversas patologias motoras.



Data de Início: 01/03/2011
Data de Término: 31/12/2011
Site do Projeto: ../dance2rehab3d/


Participantes

Domingo, 19 de Maio de 2024