LARVA - LAboratory for Research on Visual Appliations
Home >> Projetos >> Pesquisa
Imagem da logomarca
Login
Senha
Esqueceu a senha?

MoviLetrando - Alfabetizando com Movimento


Objetivos

A atual geração de crianças, conhecida por Nativos Digitais, demonstra familiaridade com as mídias digitais, em especial os jogos. Os jogos passaram a ser alvo de pesquisas quanto a sua influrência no aprendizado e no cotidiano das pessoas. Mais recentemente os jogos têm sido desenvolvidos com propósitos além do simples entretenimento, levando ao que se chama de Jogos Sérios (JS). Os JS têm mostrado eficácia em várias áreas do conhecimento, mesmo ainda não se conhecendo exatamente os mecanismos que tornam um jogo eficaz. Mas, todos os benefícios dos JS têm sido pouco explorados em uma população que carece muito de apoio no processo ensino-aprendizagem (tanto cognitivo quanto motor): os Deficientes Intelectuais (DI). Talvez por ser uma população pequena de consumidores (menos de 1% da população geral) e/ou talvez porque os requisitos de desenvolvimento dos JS para esta população não estejam bem estabelecidos e nem o seu grau de eficácia. Esta investigação envolve não somente a investigação de requisitos e das características de concepção de JS para DI mas também, avaliação dos benefícios ou problemas da aplicação de JS para DI. Dentre os DIs, destacam-se aqueles com Síndrome de Down (SD) por ser uma das maiores populações e que conta com uma rede de assistência dos setores públicos, ONGs, dentre outros, que pode ser qualificada com JS para melhorar o atendimento. Portanto, é necessário investigar a concepção e os resultados do uso de JS no auxílio ao desenvolvimento de pessoas com SD. A população com síndrome de down possui um atraso intelectual e motor. Estimular as funções motoras e cognitivas pode ajudar a melhorar o quadro. Jogos sérios são jogos desenvolvidos com o intuito não somente para o entretenimento. Dentre as atividades de desenvolvimento cognnitivo importantes tem-se o desenvolvimento da linguagem escrita que, além de proporcionar o acesso a um novo mundo de informações, pode facilitar o alcançe da autonomia e independencia para as tarefas do cotidiano. Assim, a alfabetização é um processo educacional de grande repercussão na vida humana. Por que não desenvolver um JS com o objetivo de estimular as funções motoras através do movimento e cognitivas através da alfabetização? Jogos atraem a atenção e motivam a pessoa, além do entretenimento, o player está se desenvolvendo. Uma das dificuldades que teria em desenvolver um JS deste tipo estaria em prender a atenção da pessoa com síndrome de down no game. A técnica de usar interface natural nos jogos está em alta na indústria. Nesses jogos, o jogador usa o próprio movimento para interagir com o ambiente do game, esse pode ser um meio muito efetivo para prender a atenção do player.



Data de Início: 01/02/2012
Data de Término: 31/07/2016


Participantes

Domingo, 19 de Maio de 2024