A Máquina Virtual do Java, (JRE - Java Runtime Environment) é o software mais básico necessário para rodar nossa aplicação. Ela provê um ambiente de execução para o mesmo dentro do sistema operacional onde ele está instalado. A Máquina virtual mínima para rodar o projeto é a 1.6. Para verificar a versão da sua máquina virtual faça o seguinte:
Se aparecer 1.5.xxx ou um número menor (ex: 1.3.1) você já tem a JRE, porém precisa baixar uma mais recente (1.6+). Caso apareça algo diferente, como um aviso indicando que java não é um comando interno reconhecido, significa que você não tem a máquina virtual instalada em seu sistema.
Como foi dito antes, a máquina virtual é o coração da aplicação, por isso ela é fundamental. Caso não a tenha siga atentamente as instruções deste tópico que ensinará como baixar uma para poder executar o projeto
O primeiro passo é ir até o site www.java.com
Ao entrar vai aparecer uma tela, provavelmente em português e nela haverá três links: Um para verificar a instalação do Java, outro com informações sobre o Java e um terceiro com o donwload manual.
No tópico anterior explicamos como fazer uma verificação manual da instalação, contudo essa pode ser uma boa opção para você ver se tem uma máquina virtual instalada, qual a versão, e se precisa fazer update. E o melhor de tudo: é feito de forma automática, sem precisar ficar digitando comandos no prompt de comando.
Caso você não tenha nenhuma máquina virtual faça o download clicando no link que vai aparecer para baixar a máquina virtual mais recente. Caso tenha uma máquina virtual, faça o download se a versão é menor que 1.6
Fala das principais vantagens do Java na atualiadade, o que é importante a título de curiosidade para o usuário que queira saber os motivos de usá-lo nesse projeto.
Aqui você escolhe a máquina virtual adequada para sua plataforma manualmente. Há duas opções no mundo Windows: uma offline e uma online. A offline é um download do executável como outro qualquer e a online é o download e execução gerenciadas pelo próprio navegador.
Quando a instalação é offline o executável da máquina virtual é baixado, mas não há execução do programa de instalação.
Para instalar a máquina virtual deve-se navegar até o diretório onde o executável foi baixado e clicar duas vezes nele para abrí-lo. Essa parte é como qualquer outro aplicativo Windows: Next, Next ...
Ao final você terá uma máquina virtual instalada em c:\arquivos de programas\java numa pasta com o nome parecido com jre1.6.0_01.
O arquivo que você baixou (STXmlCAD.zip) vem com tudo que é necessário para funcionar, com exceç&eatilde;o do java 3D. Caso não o tenha leia abaixo para informações sobre como instalá-lo. Obs:Recomendandos a instalação automática
Vá até java3d.dev.java.net e clique num link chamado downloads. Vá na parte installers e escolha o adequado à sua plataforma.
Baixe e execute o programa.
Instale o Java 3d através de um dos instaladores disponíveis no site http://java3d.dev.java.net
Ache o diretório de extensão do java
No windows geralmente ele fica dentro do diretório de instalação que no window é algo como:
C:\Arquivos de Programas\Java\Jre 1.6.0
Entre neste diretório e logo em seguida em lib -> ext
No linux não há um padrão, pois isto varia entre as distribuições, mas na distribuição de
teste (Ubuntu 7) era:
/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/
Cole então no diretório de extensão os .jar que vieram junto com o aplicativo (na pasta ext dentro de lib) e os .so ou .dll que estão na pasta i386 no diretório lib
O XINDICE é um banco de dados XML. Ele facilita a manipulação de arquivos xml. Atualmente ele não está sendo usado no projeto, mas no futuro ele talvez voltará a ser usado ou então consideraremos outra opção para o mesmo fim, pelas suas facilidades.
Quando o projeto voltar a usar tal tipo de software as instruções serão postas aqui
Descompacte o arquivo tar.gz no lugar de sua preferência, o que você obviamente já deve ter feito e é só clicar em cima do jar para executar.
Obs:É recomendável lançar a aplicação a partir dos scripts que vieram junto com o aplicativo (lancador.bat para Windows, lancador.sh para Linux), pois eles configuram opções que aceleram o uso do aplicativo e que se não forem usadas podem causar efeitos indesejáveis (lags exagerados). Contudo essas opções não são padrões, portanto, só são garantidas que funcionem na máquina virtual da sun e, podem ser alteradas pela Sun em versões futuras sem aviso prévio devido a não serem padronizadas.
Contato
Obs: Qualquer dúvida mande um e-mail para devardeb@hotmail.com