Keynotes


O SICGRAPI tem a honra de contar com a participação de pesquisadores nacionais renomados com grande expressão e produtividade científica. Estes pesquisadores são referencia em suas áreas de atuação e farão no SICGRAPI discursos centrais (keynote) mostrando o "estado da arte" em seus respectivos ramos de atuação. Os "keynotes" serão apresentações de uma hora com espaço para perguntas e ocorrerão no Auditório principal do Bloco da Computação da UDESC-Joinville.
Os "keynote" previstos para o I SICGRAPI são listados abaixo:

Prof. Dr. Verônica Teichrieb (UFPE)


Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Durante o doutorado participou de um programa de doutorado sanduíche na Aerosensing Radarsysteme GmbH, Alemanha. Atualmente, é professora adjunta do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, e pesquisadora líder do grupo de pesquisa Voxar Labs. Seu foco de pesquisa é realidade aumentada, com ênfase em problemas relacionados com visualização, rastreamento e interação. Atua nos comitês de programa do SVR, SBGames e WRVA, no corpo editorial do periódico SBC Journal on 3D Interactive Systems, e na Comissão Especial de Realidade Virtual da SBC. É autora e co-autora de mais de 100 publicações científicas revisadas.

Título: Rastreamento, Visualização e Interação para Realidade Aumentada: Desenvolvimentos Recentes e Direções de Pesquisa

Resumo:

A Realidade Aumentada é praticamente tão antiga como a Realidade Virtual, tendo as primeiras publicações relacionadas sido divulgadas no início dos anos 90. Porém, a Realidade Aumentada apresenta mais dificuldades que a Realidade Virtual para se tornar aplicável, tanto em pesquisa como em aplicações industriais. Uma razão principal para isso é que cenários típicos de Realidade Aumentada herdam todos os desafios da Realidade Virtual, porém maiores: eles necessitam de rastreamento assim como Realidade Virtual, mas em um ambiente potencialmente infinito e com poucas alternativas para instalar uma estrutura de suporte no ambiente; eles requerem simulação e renderização realística de tempo real, mas integrados com streaming de vídeo e executando em uma plataforma móvel com pequeno poder de processamento, entre outros. Um desafio adicional é construir interfaces naturais para sistemas de Realidade Aumentada, seguindo novos paradigmas que respeitam a percepção humana. Os desenvolvimentos recentes em hardware e software trouxeram uma série de oportunidades significativas. Esta palestra apresentará uma visão geral sobre os desenvolvimentos mais recentes na área de Realidade Aumentada, bem como a nossa experiência em rastreamento, visualização e interação visando o uso da Realidade Aumentada em domínios de aplicação multi-disciplinares.




Prof. Dr. Alessandro de Lima Bicho (FURG)


Possui graduação em Engenharia de Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 1998), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (área de concentração em Engenharia de Computação), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001 e 2009). É professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, no Centro de Ciências Computacionais (C3), da FURG, atuando nos cursos de graduação e de especialização do C3, no programa de pós-graduação em Computação/FURG e no programa interdisciplinar de pós-graduação em Modelagem Computacional/FURG. Coordena os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação/FURG e de especialização em Aplicações para a Web/UAB-FURG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente em Computação Gráfica: síntese de imagens, animação modelada por computador, agentes sintéticos virtuais, multidões de agentes virtuais e ambientes virtuais.

Título: Desmistificando a modelagem comportamental de multidões simuladas

Resumo:

A modelagem e a simulação de multidões tem sido tema de estudo em diferentes áreas da ciência, devido a um número considerável de aplicações. Os modelos propostos podem ser utilizados, por exemplo, na indústria do entretenimento, na virtualização de ambientes imersivos, acrescentando maior sensação de presença, na avaliação de projetos de engenharia, entre outras aplicações. De acordo com os modelos propostos na literatura da área, é possível distinguir duas ênfases na simulação de multidões. A primeira está focada no realismo dos aspectos comportamentais, e a segunda está focada na visualização gráfica em alta qualidade. Ainda, há uma tendência em convergir ambas as áreas, onde sistemas orientados à visualização estão incorporando melhores modelos comportamentais, enquanto sistemas orientados ao comportamento estão incorporando melhores visualizações. Nesta palestra, pretende-se apresentar conceitos relacionados à simulação de multidões e uma taxonomia dos principais trabalhos da área.




Prof. Guilherme Zaffari e Prof. Raphael Schmitz (Univille)


Título: "Game Production Pipeline: Metodologia de Produção de Games do Conceito à Produção"