O corpo humano é uma estrutura altamente complexa por natureza e são inúmeros os fatores que influenciam nos seus movimentos. Simular algo com tamanha complexidade no computador requer, portanto, uma estrutura que possa representar os movimentos humanos de uma forma precisa e do jeito mais simplificado possível, sem prejudicar o realismo e a precisão nos resultados da animação. Este trabalho fez um levantamento das diversas técnicas de simplificação e controle de estruturas articuladas existentes na animação de humanóides, bem como investigou formas de se animar modelos humanóides utilizando-se recursos de animação por computador. Observou-se que existe uma forte relação entre o custo computacional, o realismo e a precisão de um modelo de representação, e que é preciso uma seleção minuciosa das técnicas de simplificação que serão utilizadas conforme a aplicação de cada modelo, pois embora a estrutura resultante possa ser adequada para alguns movimentos não necessariamente será para outros. Já a avaliação do benefício de cada técnica de animação para um ambiente de Realidade Virtual mostrou que existe uma relação linear entre a demanda de intervenção ou esforço do animador durante o processo de animação e o grau de controle permitido sobre seu resultado final, ambas aumentando ou diminuindo proporcionalmente. Observou-se ainda que nem todas as técnicas de animação por computador são úteis para ambientes virtuais, seja por sua limitação funcional, seja por sua demanda computacional, sendo fundamental portanto uma análise rigorosa da técnica de simplificação que se pretende utilizar para a simulação de um determinado movimento. Deve-se observar também o nível de adequação de cada técnica de animação de humanóides a um ambiente de RV, evitando-se a sub-utilização deste como simples plataforma gráfica.
Participantes
Marcelo da Silva Hounsell (Lider)
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